29 dez

Pilares da meditação Mindfulness, a Atenção Plena

Feche os olhos e tente relaxar. Respire fundo e preste atenção à sua respiração, ao ar que entra e logo em seguida sai de cada narina… Tente entrar em contato com seu corpo. Como está seu corpo agora? Mais relaxado? Tranquilo? Tente apenas sentir o contato dos pés com o chão, o contato do quadril com a cadeira, as pernas esticadas, o calor que esse contato proporciona… Observe novamente a intensidade de sua respiração, deixe que ela encontre o seu próprio ritmo…

Tim.. Tim.. Tim..

Você acabou de ouvir os três toques das tigelas Tibeteanas, que fazem ecoar pelo ambiente um som metálico agudo, simbolizando o início de uma prática de meditação. Não ouviu? Peço desculpas de antemão pela tentativa, caro leitor: esse é só mais um dos desafios de tentar transmitir o que acontece em uma sessão de meditação.

No Brasil, a Unifesp é pioneira em estudos sobre Mindfulness e, por meio do centro Mente Aberta, tem como objetivo promover intervenções baseadas nesta prática para a promoção da saúde. O centro, que é o primeiro no país a reunir pesquisadores sobre o tema e capacitar instrutores, também oferece programas voltados para pacientes com níveis prejudiciais de estresse e portadores de doenças crônicas. Neles, os participantes aprendem técnicas simples de meditação e são introduzidos ao conceito Mindfulness.

Para ler a matéria completa clique aqui

Deixe um Comentário